NEWS
Find news about our participation in fairs and events here.
DISCRETION - Um projeto de comunicações em defesa liderado por Portugal
O DISCRETION é o primeiro projeto liderado e coordenado por Portugal no âmbito do Fundo Europeu de Defesa, através de um consórcio composto por quatro Estados-membros – Portugal, Espanha, Itália e Áustria. Procura aumentar a segurança das redes militares contra ameaças emergentes.
A Coordenação do projeto está entregue à Deimos Engenharia, em parceria com Altice Labs, Adyta, Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro e Instituto Superior Técnico.
Participam ainda a Telefónica e a Universidade Politécnica de Madrid (Espanha), a Austrian Institute of Technology (Áustria) e a NEXTWORKS (Itália) como parceiros internacionais.
A Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia recebeu uma demonstração prática do DISCRETION com a presença do secretário de Estado adjunto e da Defesa, Álvaro Castelo Branco, que sublinhou a dupla importância deste projeto.
“A primeira é o facto de Portugal liderar um projeto da União Europeia no domínio da criptografia, em que também colaboraram Espanha, Áustria e Itália, mas que, realço, foi liderado por Portugal. Este é um projeto de enorme importância, o que demonstra que estamos na vanguarda da inovação”.
À Antena 1, Álvaro Castelo Branco salientou ainda que “este é um sistema que vai permitir uma enorme segurança nas comunicações entre países e também nas comunicações militares entre países – ainda mais em períodos tão conturbados como os que vivemos hoje – porque é um sistema que usa a tecnologia quântica e, portanto, dá uma enorme segurança de comunicação na União Europeia e, por consequência, tem uma importância enorme para o futuro que se aproxima”.
Este projeto tem, de facto, por objetivo a edificação de dois sistemas inovadores, essenciais para a soberania nacional em matéria de segurança cibernética e criptográfica: a criação de uma máquina de cifra nacional – com a possibilidade de distribuição de chaves quânticas – e de nós quânticos de última geração, ambos desenvolvidos exclusivamente com tecnologia portuguesa.
Ao integrar uma Rede Definida por Software com tecnologias de Distribuição Quântica de Chaves (QKD), o DISCRETION procura aumentar a segurança das redes militares contra ameaças emergentes, especialmente na era pós-quântica.
No comunicado emitido pela empresa, pode ler-se: “No centro da inovação do DISCRETION está uma solução de rede definida por software que está preparada para revolucionar as comunicações seguras permitindo:
- uma forte resiliência contra eventuais ataques através de uma segurança de rede melhorada contra ameaças emergentes, como ataques cibernéticos;
- maior agilidade e maior flexibilidade permitindo uma fácil integração de novos dispositivos e tecnologias nas redes de defesa;
- a distribuição de Chave Quântica (QKD) através de canais de comunicação seguros e à prova de violação com chaves secretas partilhadas entre partes remotas através de um canal quântico”.
Catarina Bastos é a responsável pela área de Comunicações Seguras e Tecnologias Quânticas na Deimos Engenharia, a empresa portuguesa que orienta este projeto.
Explica-nos que “este projeto visa desenvolver uma rede segura para as instâncias militares na Europa, portanto, é um projeto europeu, financiado pela Comissão Europeia e pelos Estados-membros que nele participam, e é uma tentativa de usar as novas tecnologias que estão, neste momento, na vanguarda da cibersergurança, através do desenvolvimento de uma rede segura, que permita depois aplicações a nível da defesa”.
Ao todo, são nove os parceiros desta iniciativa: cinco entidades portuguesas, duas espanholas, uma austríaca e uma italiana.
“E a grande mais-valia deste projeto”, refere Catarina Bastos, “é exatamente a grande interação que existe entre a academia, a indústria e as instituições públicas. Porque neste momento nós trabalhamos com o utilizador final que é o Ministério da Defesa na parte governamental”.
A incorporação de tecnologias de Distribuição de Chaves Quânticas proporciona um nível de segurança sem precedentes e disruptivo, oferecendo proteção contra a espionagem e garantindo uma comunicação robusta para a infraestrutura de defesa da Europa.
“Mas também para a soberania nacional a este nível”, refere Fernando Ângelo, chefe do Departamento de Gestão de Informação Classificada e Criptografia no Gabinete Nacional de Segurança.
“Eu aqui represento o utilizador – o Gabinete Nacional de Segurança que foi um dos financiadores deste projeto, sendo que fui também gestor deste projeto – na definição de uma missão primária para Portugal que é a da nossa soberania digital e criptográfica. É por isso que nós estamos a criar uma máquina criptográfica que tem a capacidade de guardar os nossos segredos – quer sejam militares, quer sejam governamentais, quer sejam de empresas privadas – e para isso temos que ter uma forma de encriptar os dados que estão disponíveis na internet”.
A equipa que faz parte deste projeto de cooperação europeia considera que é uma forma de mostrar “de forma inequívoca, o contributo nacional para a soberania cibernética e criptográfica no espaço europeu, o posicionamento nacional enquanto exportador de tecnologias críticas, e o retorno sobre o investimento público em Defesa”.
O objetivo é claro, refere o Chefe do Departamento de Gestão de Informação Classificada e Criptografia no Gabinete Nacional de Segurança, proteger a informação e os dados transmitidos “para que alguém que os consiga captar não os consiga decifrar: esta será a nossa mais-valia”.
Catarina Bastos, Responsável pela área de Comunicações Seguras e Tecnologias Quânticas na Deimos Engenharia, reforça ainda que “este é, de facto, um projeto pioneiro porque é a primeira vez que Portugal tem a liderança num projeto europeu ao nível da defesa, ou seja, com a indústria portuguesa a liderar. E, de facto, temos os protótipos desenvolvidos dentro do prazo a que nos comprometemos o que só mostra que temos capacidade para desenvolver estas tecnologias em Portugal”.
O evento de demonstração em Bruxelas mostrou “as capacidades do projeto em fornecer soluções de comunicação seguras, destacando a capacidade de garantir mensagens encriptadas e fiáveis em ambientes desafiantes, proteger comunicações militares confidenciais e permitir uma comunicação segura entre domínios”.
Estes avanços destacam a versatilidade e a força do sistema no aumento da segurança para uma variedade de aplicações.
O projeto DISCRETION foi aprovado pela Comissão Europeia sendo cofinanciado pela DG DEFIS, e ainda pelo Ministério da Defesa Nacional, o Estado-Maior General das Forças Armadas, o Gabinete Nacional de Segurança e empresas privadas nacionais, num investimento global superior a seis milhões de euros.
Mas como funciona o DISCRETION?
O objetivo é conseguir fazer a separação Red/Black das redes de Defesa, garantindo um claro isolamento da rede privada e segura no âmbito militar (Red), e a internet aberta e considerada insegura (Black), onde o atacante possa estar.
O DISCRETION foi desenhado para responder aos rigorosos padrões das comunicações militares assegurando que os dados sensíveis são cifrados quando são enviados por canais não seguros (internet), utilizando máquinas de cifra nacionais desenvolvidas para operar com chaves geradas por sistemas QKD (QUANTUM KEY DISTRIBUTION), ou seja, chaves criptográficas distribuídas por redes quânticas.
Estas chaves são usadas para cifrar comunicações em tempo real, o que pode ser essencial em missões críticas.
Ricardo Chaves, responsável pela parte criptográfica da máquina de cifra e professor do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Técnico de Lisboa, ajuda-nos a perceber melhor como tudo se processa.
“Basicamente o projeto baseia-se nos conceitos matemáticos de criptografia em que toda a informação que é gerada na zona segura (Red) é criptograficamente processada – portanto, fica cifrada e ininteligível para quem não tem as chaves – e é enviada por essa tal rede insegura (black) para outro ponto, onde essa informação é decifrada e colocada em aberto por quem tem a chave certa”.
Ou seja, do outro lado tem que haver um outro ponto da rede quântica que recebe as chaves para poder decifrar a mensagem. Quem não as souber, supostamente, não a consegue decifrar, pelo menos de acordo com os princípios matemáticos que estão envoltos nestas cifras”.
É assim que se consegue garantir a segurança das informações protegidas. O DISCRETION usa salvaguardas de hardware e sofware extremamente robustas, seguindo os parâmetros militares.
Ricardo Chaves salienta que “a particularidade é que a informação é cifrada num sistema baseado em hardware” – e seguindo o conceito de segregação para garantir que o atacante não consegue entrar e aceder à mensagem como o faz, por exemplo, em muitos computadores – “ou seja, aqui temos implementações baseadas num hardware extremamente robusto para, de facto, garantir uma grande proteção”.
Com o DISCRETION pode ser transmitido tudo o que pode passar pela rede, ou seja, desde que sejam dados binários podem passar de um lado para o outro neste sistema. Não há limites nesse sentido.
Fernando Ângelo, chefe do Departamento de Gestão de Informação Classificada e Criptografia no Gabinete Nacional de Segurança, explica-nos que “os dados são transmitidos independentemente do formato em que estão – podem ser voz, podem ser texto, podem ser imagem.”
E reforça que “por exemplo, nós cada vez mais necessitamos de estar a coordenar atividades ao nível dos comandos através de vídeos, de conferências classificadas e, como tal, tudo isso tem que ser cifrado para que nenhum dos nossos oponentes ou competidores, consiga decifrar dessas mensagens”.
Mas para que a mensagem possa cifrada são precisas chaves quânticas que, antes, eram transmitidas aos dois pontos da comunicação através de uma pessoa dedicada precisamente a esta questão.
Agora é o sistema que gera essas chaves e as transmite a quem envia e a quem recebe.
“Por isso é que há intercâmbios a nível dos diversos países”, explica o representante do Gabinete Nacional de Segurança neste projeto. “As chaves têm que ser iguais para todos, ou seja, todos têm que saber a mesma chave se não, não conseguem decifrar a mensagem. E isso é prioritário quer no âmbito da União Europeia quer também da NATO porque a NATO também já está a executar estes projetos de troca de chaves quânticas”.
É aqui que entra a equipa do Instituto Austríaco de Tecnologia.
Stephan Laschet, representa o Instituto neste projeto e explica-nos que são eles os “responsáveis pelo sistema de gestão para chaves quânticas de redes de distribuição”.
“Portanto, o papel principal do Instituto é o de obter todas as chaves de diferentes dispositivos – que produzem chaves ponto a ponto – e depois o sistema de gestão distribui estas chaves para qualquer extremidade na rede”.
Stephan Laschet reforça ainda que a sua equipa também distribuí “as chaves às aplicações, ou seja, damos-lhes as chaves de que necessitam para executar os algoritmos criptográficos essenciais”.
Vamos dar um exemplo do que o DISCRETION pode fazer.
“Basicamente nós, neste projeto, tentamos trabalhar uma vertente mais prática das redes de defesa, ou seja, tentamos dar solução a um problema muito simples: atualmente, num cenário militar em que a informação é transferida via rádio, as chaves são transferidas manualmente para os dois locais, por uma pessoa dedicada” refere Miguel Freitas, Engenheiro de Software na Altice Labs.
Mas essa pode não ser a forma mais adequada em missões críticas e urgentes em que a celeridade do processo deve ser mais acentuada.
“Portanto nós tentamos conciliar as redes definidas por software, neste caso SDN (SOFTWARE DEFINED NETWORK, ou seja, rede definida por software) com as redes QKD (QUANTUM KEY DISTRIBUTION, ou seja, chaves criptográficas distribuídas por redes quânticas), para que essas chaves sejam transferidas quanticamente, por assim dizer. E através do controlador SDN nós conseguimos aprovisionar essas chaves nos rádios que vão ser usados na missão definida e utilizar essas chaves para a transferência de informação cifrada”, explica Miguel Freitas.
O processo fica mais rápido e mais imediato. Essencial em missões militares críticas e em que o tempo pode ser essencial.
Francisco Pinto, da Deimos Engenharia, completa o exemplo que estamos a observar: “A parte que o Miguel escreveu acaba por ser uma fase de setup onde fazemos uso de toda a infraestrutura quântica para entregar chaves simétricas a um conjunto de rádios”.
“Neste caso, para demonstração, temos aqui dois rádios que estão prontos para ir para uma missão. E o exemplo que que vamos ver mostra a utilização dessas chaves quânticas numa aplicação que, neste caso, é uma fotografia que vai ser enviada, de um ponto para o outro, través destes dois rádios”.
“Esta fotografia é enviada cifrada com uma das chaves que nós obtivemos na fase anterior e se os dois rádios estiverem configurados corretamente, a fotografia que é enviada há-de aparecer do outro lado, mas cifrada. Com a aplicação da chave gerada para os dois rádios essa fotografia pode depois ser decifrada e ser vista tal como foi enviada”, completa Francisco Pinto.
Ou seja, sem as chaves geradas era impossível ver a fotografia. O que se conseguiria ver – como o vídeo nos mostra – era uma imagem incompreensível que só se transforma na imagem enviada com o uso da chave gerada para os dois rádios: o que enviou e o que recebe.
A colaboração entre países e a troca de conhecimentos
Já se percebeu que o projeto reuniu quatro países e nove entidades diferentes. Catarina Bastos, responsável pela área de Comunicações Seguras e Tecnologias Quânticas na Deimos Engenharia, a empresa portuguesa que orienta este projeto, diz que formar esta equipa foi “um processo muito normal”.
“Começou com um pequeno grupo que já se conhecia, nomeadamente em Portugal – parte da indústria e parte da academia – e depois constatámos que para desenvolver um certo aspeto do projeto conhecíamos as pessoas certas em Espanha, que são especialistas, mas que também tínhamos contatos com alguns colegas na Áustria que são especialistas noutra fase de desenvolvimento. E, por isso, este consórcio juntou-se de uma forma muito natural”.
Catarina Bastos salienta que “ao fim de três anos temos uma equipa a trabalhar num projeto e num ambiente de trabalho muito agradável onde temos conseguido realmente fazer muito. E se calhar com pouco, até”.
Stephan Laschet, do Instituto de Tecnologia da Áustria, refere que esta iniciativa foi um exemplo de como é possível interagir e interligar, num projeto, os conhecimentos que já existem em cada um dos países.
“Foi muito agradável trabalhar neste ambiente de colaboração internacional”, salienta Stephan Laschet. “Conseguimos mostrar que cada país tem os seus conjuntos de competências únicas para o projeto e que é possível que os esforços se concentrem. Temos aqui engenheiros e investigadores muito talentosos com os quais trazemos a excelência de cada país para uma forma europeia de trabalharmos juntos.”
Trata-se de unir esforços aproveitando aquilo que cada equipa sabe fazer melhor, em que já está a trabalhar há vários anos, para o mesmo projeto.
É também o que refere Juan Pedro Brito Méndez, da Universidade Politécnica de Madrid, que destaca que esta foi “uma experiência muito enriquecedora.”
A Universidade já estava a trabalhar na rede e mais especificamente nas SDN (SOFTWARE DEFINED NETWORK, ou seja, redes definidas por software). Juntou essa experiência ao projeto DISCRETION.
“Considero que foi estabelecida uma estrutura de trabalho única, onde as pessoas estavam muito dispostas a colaborar. Desde o início, todos nós tínhamos conhecimentos muito diferentes, mas conseguimos combiná-los muito bem entre nós, desde os níveis mais baixos, até à parte intermédia da segurança e à nossa especialidade que é a parte rede e SDN”.
E é importante que, no futuro, os países possam colaborar? Juan Pedro Brito Méndez não tem dúvidas de que sim.
“Creio que foi um exemplo de colaboração, entre diferentes entidades, diferentes países com diferentes graus de conhecimento, entre diferentes temáticas – que também são muito necessárias nos próximos anos para este tipo de projetos – em que as pessoas têm de colaborar desde os níveis que estão mais na camada física, mais próximos da fotónica, até aos níveis mais elevados quando falamos de serviços que necessitam de ser executados ao nível da rede”.
A Indústria Europeia de Defesa
O DISCRETION é um projeto desenvolvido por entidades civis basicamente para uso militar.
Catarina Bastos, Responsável pela área de Comunicações Seguras e Tecnologias Quânticas na Deimos Engenharia, refere, no entanto, que “a tecnologia desenvolvida é bastante interessante, porque tem um carácter de duplo uso, ou seja, está a ser desenvolvido para a defesa, para estar numa rede mais segura, mas pode ser usado também no âmbito civil”.
“E todos nós estamos envolvidos também nos projetos europeus de construção de uma grande rede de comunicações quânticas – chamada EuroQCI – e, portanto, todas estas tecnologias – mesmo as que desenvolvemos neste projeto – vão depois também ser usadas nesse âmbito”.
Mas não só: o DISCRETION também pode vir a ser usado pela NATO, como refere a gestora do projeto: “Nós temos feito muita disseminação do projeto, do desenho que fizemos e da arquitetura que desenvolvemos e eu já estive até em âmbito da conferência da NATO, a falar sobre este projeto”.
Fernando Ângelo, chefe do Departamento de Gestão de Informação Classificada e Criptografia no gabinete Nacional de Segurança, reforça a importância destes projetos no desenvolvimento de uma Indústria da União Europeia, na qual as empresas portuguesas também devem participar.
“Quando, há pouco, me referi à soberania criptográfica nacional, foi no sentido de que nós estamos dependentes de outros países para nos fornecer os equipamentos criptográficos. Isto obviamente tem custos, quer de aquisição, quer de sustentabilidade, que são os maiores”.
“Aqui temos a hipótese de a nossa própria indústria desenvolver estes processos, desde o princípio até à fase de produção e distribuição, em que temos o Estado português, as entidades governamentais e as empresas ligados com as mesmas máquinas produzidas por nós e a executar as chaves criptográficas ou os algoritmos também desenvolvidos em Portugal”, salienta Fernando Ângelo.
O secretário de Estado adjunto e da Defesa Nacional refere que a necessidade crescente de desenvolver uma Indústria Europeia de Defesa é “sem dúvida, uma oportunidade para Portugal”.
Álvaro Castelo Branco destaca que “o primeiro protótipo estará pronto daqui a seis meses e a partir daí é preciso avançar para a industrialização deste sistema e, portanto, esta é uma oportunidade enorme para a indústria e a Europa tem que olhar cada vez mais para as indústrias de defesa”.
“São indústrias muito importantes – porque não só geram crescimento económico, mas também toda uma série de oportunidades, até mesmo no domínio do emprego – acima de tudo porque permitem que os países europeus se robusteçam em relação ao que se passa no mundo e possam ser mais autónomos nestas questões de segurança”, refere o governante.
“E, nós em Portugal, damos uma enorme importância às indústrias de defesa e estamos a trabalhar no sentido de alargar o nosso horizonte industrial no domínio da defesa. Penso que neste ano teremos novidades importantes para o país”.
Catarina Bastos, Responsável pela área de Comunicações Seguras e Tecnologias Quânticas na Deimos Engenharia deixa claro que o DISCRETION “está quase pronto”.
“Estamos na fase de validação, portanto, das demonstrações”, refere Catarina Bastos. “Já fizemos uma em setembro, no âmbito do evento REPMUS – organizado pela Marinha Portuguesa em parceria com a NATO – e agora estamos a fazer isso aqui em Bruxelas, mas a ideia é podermos ainda fazer mais algumas. Ou seja, estamos em fase final de testes dos protótipos que já estão desenvolvidos”.
Fonte: DISCRETION. Um projeto de comunicações em defesa liderado por Portugal






Permanent Representation of Portugal to the European Union (REPER)
Today, Portugal’s Secretary of Defence Álvaro Castelo Branco, and Ambassador to the EU, Pedro Costa Pereira, along with Ana Paula Moreira, PSC Ambassador, attended the Deimos Engenharia demonstration: DISCRETION – A project for Defence focused on secure communication technologies.
The event highlighted advancements in integrating Quantum Key Distribution to ensure unbreachable communication for military applications across tactical and strategic operations. This initiative is backed by the European Commission under the DG DEFIS and the República Portuguesa – XXIV Governo It’s set to enhance military network security against emerging threats in the post-quantum era. This demonstration marks a significant step towards a secure, resilient future for European defence. This project is led by Portugal, bringing together partners from ESATIT.
Retrieved from:
Photos: Tony da Silva



Deimos Engenharia demonstrates Quantum-Secure Network for Military Applications
DISCRETION Project Delivers Breakthrough Demonstration of seamless, unbreachable communication across tactical, strategic and cross-border operations
Brussels, 29th January 2025. – Deimos Engenharia (Portugal) has successfully demonstrated cutting-edge secure communications technologies developed under the DISCRETION project, during an event held today at the Portuguese Embassy (REPER headquarters) in Brussels. This milestone event showcased technological advancements poised to enhance the European defense infrastructure.
Portugal’s Secretary of Defense Álvaro Castelo Branco and Portuguese Ambassador to the European Union Pedro Costa Pereira, alongside representatives from European institutions and member states, attended the event, emphasizing its significance for European security.
DISCRETION is a €6 million initiative led by Deimos Engenharia,supported by the European Commission under the European Defence Agency´s European Defence Industrial Development Programme, the Portuguese Government and private sector partners. By integrating a Software-Defined Network with Quantum Key Distribution (QKD) technologies, DISCRETION seeks to enhance the security of military networks against emerging threats, particularly in the post-quantum era.
The demonstration event showcased the project’s capabilities in providing secure communication solutions, highlighting the ability to ensure reliable, encrypted messaging in challenging environments, protect sensitive military communications and enable secure, cross-domain communication. These advancements underline the system’s versatility and strength in enhancing security for a range of applications.
DISCRETION exemplifies European excellence in connecting advanced technologies to build a more secure, organized and resilient future for European Defence.
Collaborative European Leadership
The DISCRETION project, short for “Disruptive SDN Secure Communications for European Defence,” is an initiative aimed at developing an optical Software-Defined Network (SDN) solution to ensure secure, robust and resilient communications for European defense applications. It is led by Deimos Engenharia (Portugal), and brings together a consortium including Portugal (Altice Labs, Adyta, Instituto de Telecomunicações, Instituto Superior Técnico), Spain (Telefónica ID, Polytechnic University of Madrid), Austria (Austrian Institute of Technology) and Italy (NEXTWORKS).
Innovative Solutions for Defense Communications
At the core of DISCRETION’s innovation is a Software-Defined Networking solution that is poised to revolutionize secure communications by enabling:
- Resilience Against Attacks: Enhanced network security against emerging threats as cyberattacks
- Agility and Flexibility: Easy integration of new devices and technologies into defense networks.
- Quantum Key Distribution (QKD): Secure and tamper-proof communication channels with secret keys shared between remote parties via a quantum channel
The incorporation of Quantum Key Distribution technologies provides an unprecedented and disruptive level of security, offering protection against eavesdropping and ensuring robust communication for Europe’s defense infrastructure.
Deimos Engenharia is 100% property of Indra, which, in the framework of another European project, is also working to provide the European Commission cyber risk management center with secure communications prepared to withstand future quantum computer attacks. Indra is equipping it with the COMSec secure communications system based on technology developed entirely by the company and prepared to meet the challenges posed by the quantum world.
Test Readiness Review
Today we successfully achieved another important milestone of DISCRETION project, coordinated by Deimos: the Test Readiness Review.
The milestone was hosted by Quantum Communications Group (Instituto de Telecomunicações) in Aveiro.
We had the Head of the center of communications and information, cyberspace and Space from Estado Maior Geral das Forças Armadas and a representative of Gabiente Nacional de Segurança present for the demonstration of the DISCRETION system. European Commission was also present online following the developments of the project.
Two use cases where shown:
- Setup and mission phases of Software defined radios that use keys generated and distributed by CV-QKD;
- Video conference encrypted with the keys generated and distributed by CV-QKD. The whole system is controlled by a resilient SDN.
One more step done into the futures secure network of European Defence!
Thank you to all the partners for the great work! Instituto de Telecomunicações, Instituto Superior Técnico, Altice Labs, Adyta, Telefónica, Universidad Politécnica de Madrid, AIT Austrian Institute of Technology and Nextworks S.r.l.
Quantum Key Distribution DEMO at REPMUS2024
The Quantum Key Distribution demo at REPMUS2024 was a success!
The live demo, part of the DISCRETION project, was attended by a delegation of 40 NATO representatives and officials from member states.
The demo focused on showcasing the power of QKD technology for secure communications, with two key use cases:
- QKD for Secure Image Sharing: QKD-generated keys were used with Software-Defined Radios (SDRs) during a live mission to securely transmit an image between radios, demonstrating real-time secure data exchange.
- QKD-Enabled Encrypted Video Session: The QKD keys were also applied in a secure video session, where state-of-the-art encryption machines ensured that the video feed remained protected from any unauthorized access.
This successful demonstration underscores our commitment and of our DISCRETION partners to developing and implementing advanced technologies that enhance security and resilience in mission-critical environments. The collaboration with Marinha Portuguesa and NATO highlights the importance of secure communication in defense.

DISCRETION family in Pisa
And the DISCRETION family happen to have one more successful meeting with a very nice status of the project and more successful demos. The meeting was hosted by Nextworks S.r.l. in Pisa and we would like to thanks the organizers for the lovely time we had in the city! Thank you Pietro Giuseppe Giardina Pietro Piscione Giacomo Bernini and Nicola Ciulli ! See you all in Portugal in October for a very important milestone! #discretion #quantum #defence
10th Symposium of Applied Reconfigurable Computing
Today Catarina Bastos was present as a keynote speaker at the 10th Symposium of Applied Reconfigurable Computing at the University of Aveiro in order to share her knowledge of quantum technology and secure communications through the DISCRETION project.
In her speech Catarina reaffirmed the importance of using these reconfigured systems when developing prototypes like CV-QKD nodes and HW SECURE MODULES.
The European Conference Quantum Technologies for Defence
The European Conference Quantum Technologies for Defence: Current and future capabilities happens on March 13-14 at Warsaw, Poland, and Catarina Bastos was the keynote speaker talking about DISCRETION project on a panel related with the status and future capabilities of quantum technologies in defence.
The conference was organized by the European Commission – DG DEFIS, PPTF – Polish Technological Platform on Photonics, OpTecBB, ALPHA-RLH and Ukrainian Cluster Alliance with the aim to bring together companies of different sizes across the EU, research institutes and academia, governmental representatives as well as armed forces, to discuss important topics on secure communication and quantum technology.
QCI Days Vienna 2024
Catarina Bastos was an invited speaker in QCI Days Vienna 2024 where she presented DISCRETION project and how can this flagship project from European Defence can contribute for demonstrating quantum communications in military networks.
This event hosted by AIT Austrian Institute of Technology aims to serve as a platform for experts to discuss the latest technologies and cutting-edge trends in this area, as well as connecting this community in an effort to shape the future of quantum technology in Europe.
#quantum #defence


DISCRETION Consortium
In December the DISCRETION Consortium was in Porto in another presential meeting hosted by Adyta.
We have progress a lot in the project and we are already doing demonstrations of some building blocks of our SDN and of the SDRs communicating. Let’s keep the good work!


Critical Design Review Milestone Achieved
We have successfully wrapped up the Critical Design Review of DISCRETION in Vienna today!
A big thank you to AIT (Australian Institute of Technology GmbH) for hosting this meeting and organizing wonderful social events that brought the team together.

Quantum-link test on REPMUS23
The demonstration of the quantum-link CV-QKD system carried last week during the REPMUS23 and NATODYM23 was a success! The experiment was carried out together with our partner @Quantum Communication Group, testing the basis of the system being developed for #DISCRETION.
REPMUS – Robotic Experimentation and Prototyping using Maritime Uncrewed Systems- is an annual military exercise organized and hosted by the Portuguese Navy and NATO at the Operational Experimentation Centre in Troia, with the participation of forces from foreign military forces, universities and tech companies.
Thanks to all involved!

DISCRETION meeting

#ARTEX23
The technology behind DISCRETION, the EDIDP Deimos-led project to develop Quantum Communication Networks for Defence, was demonstrated during #ARTEX23, the 1st edition of the ARmy Technological EXperimentation Exercise, organized by the Technological Modernisation and Experimentation Centre of Exército Português.
Francisco Pinto and Andoni Santos, together with Instituto de Telecomunicações and Instituto Superior Técnico, made a demonstration of a continuous variables quantum key distribution CVQKD base technology of DISCRETION and the Portuguese cipher machine. The project will provide state-of-the-art high-security encryption services to be applied in Defence scenarios for the first time.
ARTEX 23 promoted synergies in Innovation for the areas of Security and Defence, with the participation of Industry, Academia and Defence, focused on the technological experimentation of solutions susceptible of #military application.
Thank you Exército Português for the invitation!

Quantum Matter International Conference
The 3rd edition of Quantum Matter International Conference – QUANTUMatter 2023 took place in Madrid, Spain, from 23rd to 25th May, with the purpose of bringing together the communities engaged in quantum information and quantum matter to foster the exchange of ideas and experiences in these areas.
Margarida Vieira and Francisco Pinto attended the conference in a Deimos stand, presenting a poster about the DISCRETION – Quantum Communication project – and Margarida presented in a slot of 10 minutes an overview of the DISCRETION.

DISCRETION Review Meeting
The first DISCRETION Review Meeting with EC was held in Brussels last week, to review the project developments over the last 15 months.
The meeting was attended by Catarina Bastos and Francisco Pinto, together with the colleagues from the other partner institutions Ricardo Chaves (Instituto Superior Técnico); Armando Pinto (Instituto de Telecomunicações); Rafael Cantò (Telefónica); Sebastian Ramacher (AIT Austrian Institute of Technology GmbH); Luis Maia (Adyta); Christophe Doin (EC); José Luis Revuelta (EC) and Fernando Ângelo (GNS).
Thanks to all for the efforts and dedication to DISCRETION.

Cyber Security Cooperation Conference

Quantum Tech Day
A pleasure to have been invited for the Quantum Tech Day yesterday organised by Quantum Communications Group (Instituto de Telecomunicações – Aveiro) at Instituto de Telecomunicações.
Nuno Ávila represented Deimos Engenharia at the event, that also had the presence of Mario Campolargo, the Portuguese Secretary of State for Digitalisation and Administrative Modernisation. The objective of the Quantum Tech Day worshop was to discuss quantum technologies and the Portuguese quantum network.
Thank you for the invitation!

Industry Day
Today happens the Industry Day in Vila Nova de Gaia and we are present there with project DISCRETION.
This event is organized by idD Portugal Defence as the National Representative to NATO Industrial Advisory Group (NIAG) with the objective to present the national Defense Technological and Industrial Base (BTID) in order to promote the exchange of knowledge between the industries of the Allied countries and NATO Partners invited.
Our Deimos Engenharia team is represented by Andoni Santos and Francisco Pinto the event, where they are promoting the DISCRETION project and quantum communications in Portugal.

CEMTEx
Glad to was in the launch of CEMTEx, the Technology Center of Experimentation and Modernization of the Portuguese Army, where he had the chance to present DISCRETION, together with Instituto Superior Técnico and Instituto de Telecomunicações (Quantum Communication Group).

Cyber and Disruptive Technologies
Today starts the International Symposium “Cyber and Disruptive Technologies: PESCO and Common Approach to EDF Projects”, happening in Lisbon on September 12, 13 and 14, 2022. The symposium will open the discussion on how disruptive technologies, in particular quantum, can help to improve cybersecurity and cyberdefence.
The conference, also supported by Deimos, is co-organised by the Ministério da Defesa Nacional, through the General Directorate of National Defence Resources DGRDN and the National Security Office.
Deimos is participating today with Catarina Bastos presenting the DISCRETION project: DISRUPTIVE SECURE COMMUNICATIONS FOR EUROPEAN DEFENSE. Our CEO Ismael López will be making the closing remarks at the end of the day.
